II LAWCN 2019

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Viagem a São Saruê...

Nossa...
Quanto tempo faz que eu não escrevo por aqui. Acho que já se foi quase um ano.
É bom retornar para o conforto de derramar as palavras do coração. Esse segundo semestre foi tão corrido, tanta coisa aconteceu... sequer tive tempo de rodar pelo meu blog. É reconfortante estar de volta.
E volto em momento único. É que na verdade, cheguei em outra daquelas cruciais "Two roads diverged in a yellow wood". E grande reviravolta se deu: voltei para a terrinha e me tornei professor adjunto na Universidade Federal de São João Del Rei, na área de Neuroengenharia. É isso mesmo e foi tudo muito rápido. Visitei a UFSJ no fim de outubro, edital do concurso saiu no fim de novembro, concurso e resultado no fim de dezembro, nomeação na ante-véspera do reveillon com posse nessa quarta-feira dia 28/01 e já comecei a trabalhar no dia 29. Loucura, loucura, loucura... Tudo muito rápido, mas muito bom. Estou muito feliz. Muito mesmo, de estar onde estou!
E aqui cabe um parênteses importante...
Volto para a terrinha (Minas, pois sou de BH) deixando parte do meu coração nas terras potiguares. Lugar onde vivi momentos incríveis de alegria e alguns de tristeza (mas vivi!), onde fiz ótimas amizades que levarei para o resto da vida e onde conheci tantas coisas novas, na ciência e sobretudo na vida. Tudo isso entra para o baú do coração e da mente e, sem peso algum, carrego para o resto da minha existência.
Em particular, e tenho que dizer isso, talvez alguém queira dizer que eu desisti de Natal e, sobretudo, que eu desisti e/ou me decepcionei com o Instituto. Na verdade, trata-se bem do contrário. Continuo sendo um verdadeiro entusiasta do projeto do IINN-ELS e desejo a ele e seus membros todo o sucesso do mundo. Serei sempre um colaborador na medida em que minhas novas obrigações me permitirem. À parte as qualidades ou defeitos de seus dirigentes, tão comentadas polemicamente na mídia há algum tempo - que por sinal não me interessam e nem me cabem julgar - o projeto de implementar um centro de neurociências de qualidade internacional em Natal, aliado ao fomento social, tem todo o mérito e merece o apoio de todo o cientista.
Por isso, digo que deixo Natal para ir a São João simplesmente porque isso significa um importante progresso na minha carreira. Deixo de ser pós-doc para me tonar professor adjunto. Volto para a área que me apaixona (ainda mais que o sono e memória): a epileptologia, trabalhando com um grupo que cresce de maneira exponencial no cenário científico nacional e mesmo mundial: o Centro de Pesquisa em Epilepsia Experimental. E mais ainda, trago mulher e filha para pertinho de casa, apenas 180 km de BH, melhorando a nossa qualidade de vida, sobretudo no que tange aos laços familiares afetivos.
E é isso. E é só isso. Seguir adiante na carreira, dando um passo importante em minhas progressões. Soma-se buscar resolver as questões de ordem familiar e pronto: eis o cenário completo da minha transição. Não há cabelo em casca de ovo.
E é por isso que estou tão feliz. Trata-se de uma mudança completa na melhoria de qualidade de vida: profissional, familiar e mesmo financeiro. E é o que o homem precisa. Por sinal, a patroa engravidou de novo. É pra fim de setembro ou início de outubro. Sensacional!!!
Por isso que eu chamo essa postagem de Viagem a São Saruê. O potiguar tira esse referência de letra, mas o mineiro nessa falha (e isso é muito raro, hehe). Mas corresponde ao título da belíssima poesia de Manoel Camilo dos Santos. Trata-se de um clássico da literatura de cordel, da mesma envergadura que "A Chegada de Lampião no Inferno" de José Pacheco. São ambas poesias maravilhosas, literatura pela qual tenho me apaixonado. Certamente o internauta experiente encontrará com facilidade essas poesias na Internet. Mas, recomendo, valorize o poeta, compre o folhetim.
Abraços saudosos!

Vinícius Cota
P.S.: faz uma semana que sou sãojoanense desde pequinininho...


Ponte da cadeia - centro de São João Del Rei

4 comentários:

Anônimo disse...

Linda foto Vica!
Es estamos muito felizes em vcs estarem de volta perto da gente! Ainda mais agora com mais um pra nascer na familia, né?
Beijo grande

Unknown disse...

Olá Vinicius,
Parabéns, atrasados, mas mesmo assim espero que todo optimismo inicial ainda permaneça. E que a familia tenha crescido e trazido muitas felicidades.
Bem porque estou aqui!?
Por acaso entrei no seu blog, e uma coisa atraiu-me, um pouco estranho talvez, mais a pesquisa na área da epilepsia animou-me a escrever.
Sou Brasileiro, vivo no Porto, Portugal. Tenho uma cunhada com um grave problema de epilepsia, que não sei descrever o tipo agora. Lógico que está sendo acompanhada, então porque estar a contactar-te? Desculpa sei que é complicado, mas não sei porque senti-me atraido em expor o problema contigo.
Bem estamos todo a tentar
ajuda-la.
Um grande abraço, sucesso.
Se por acaso ler e tiver curiosidade neste caso, dar-te-ei mais informações. É logico que não espero que poça solucionar, com um passe de mágica, este problema.
Obrigado pela atenção.

Caê

Vinícius Rosa Cota disse...

Olá Caê!

Peço desculpas pela demora, mas é que não monitoro comentário no meu blog.

Ficaria muito feliz em poder dirimir algumas dúvidas acerca da epilepsia que vocês porventura tenha.

Sinta-se à vontade para me contactar diretamente pelo e-mail: vrcota arroba gmail ponto com .

Abraço!
Vinícius

Vinícius Rosa Cota disse...

Olá Caê!

Peço desculpas pela demora, mas é que não monitoro comentário no meu blog.

Ficaria muito feliz em poder dirimir algumas dúvidas acerca da epilepsia que vocês porventura tenha.

Sinta-se à vontade para me contactar diretamente pelo e-mail: vrcota arroba gmail ponto com .

Abraço!
Vinícius