II LAWCN 2019

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O blog e seus recursos

Caros amigos,

um blog na Internet é uma interessante ferramenta para alguém que deseja compartilhar idéias, opiniões e recursos online. Não só posso transfomar meus pensamentos em textos publicados em um espaço de conveniente visibilidade e visual agradável, como também posso deixar disponível aditivos bastante funcionais, como listas de links úteis, feeds e listas de coisas interessantes. Então, permitam-me apresentar a vocês alguns desses extras do meu blog que podem passar desapercebidos ao olhar incauto.

Já faz algum tempo que conto bastante com alguns sites que me ajudam a desempenhar a minha profissão (cientista) ou a de me entreter. Aqui do lado esquerdo, há uma lista de links científicos e de entretenimento que julgo os melhores da web no momento, ou os mais importantes para mim. Quem quiser saber mais da minha trajetória científico-profissional, pode dar uma olhadinha no meu curriculum na plataforma Lattes. Tem também os links para os três centros de pesquisa aos quais estou vinculado de uma forma ou de outra: o Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), onde atualmente realizo o meu pós doutorado, o Núcleo de Neurociências da UFMG (NNC), onde fiz meu doutorado e é uma casa que muito amo por ter me ensinado tudo que sei de ciência e o laboratório do Miguel Nicolelis, brilhante neurocientista brasileiro e presidente fundador do IINN-ELS. Tem também o link para o Neurolab, um completo recurso online para quem quer saber mais de Neurociência. Gostaria de destacar esse último site, que foi desenvolvido pelo Dr. Guilherme Cunha, médico pela UFMG, neurocientista mestrando do NNC e grande amigo meu (anotem esse nome). Lá tem bastante informação sobre a neurociência básica e clínica, além de um belo banco de dados de imagens na área. O último link é o da Stereo Deluxe, um selo europeu de música lounge da melhor qualidade. No site dá para baixar algumas músicas e escutar outras online (desalibilitem o bloqueador de pop-ups!). Em particular recomendo Tim Love Lee, Brazilution e The Strike Boys.
Mais abaixo, listo alguns livros que li e que fizeram grande diferença na minha forma de encarar o fenômeno da vida e da religião - menção honrosa para Steven Pinker. Por fim, bem no fim da página (no fundo mesmo), tem dois RSS feeds de sites que sempre leio. O primeiro é o blog do Dr. Miguel, no G1, trazendo notícias interessantes dos seus desenvolvimentos científicos e do projeto IINN-ELS no Rio Grande do Norte. O segundo feed é o divertidíssimo PhD Comics (Piled Higher and Deeper), um cartoon feito pelo Jorge Cham de Stanford que retrata com ironia quase cruel a vida (ou a falta dela) dos alunos de pós-graduação (cloquei umas tirinha mais abaixo).
Vai passando o tempo e aos poucos vou incluindo mais coisa para o entretenimento de todos. Vou devagar, já que quero recolher só o que há de melhor por aí. Enfim, aproveitem.
Abraço!


Um comentário:

Unknown disse...

Hi Vica!!!!!!
Como estão todos????
Estamos com muitas saudades e sempre torcendo para que estejam felizes.
Hoje é um dia muito especial que gostariamos de comemorar com você, mas comemoraremos em espírito.
Parabéns, que o teu sucesso continue e que sua estrela brilhe cada vez mais!!!!!
Agora descobri com quem você parece... Realmente um cientista maluco...
kkkkkkk
Bom meu Anjo, que Deus lhe abençõe e guie seu passos.
Um enorme beijo na Malu e na Mayra e um bem especial pra você.
Te amamos muito.
Tia Ção,Yasmine e Tia Léia.